Atividade de Extensão 2024.2
Cursos Contemplados
A proposta se destina a todos os cursos de Licenciaturas, Bacharelados e Tecnológicos.
Tema
Agir Local e pensar global: atuação multidisciplinar.
Grande Área
A ação de extensão segue como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nº
3 e 11, que correspondem a área de Saúde e Bem-estar e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Áreas temáticas
- Ambiente Seguro para Comunidades Idosas;
- Educação Alimentar e Reaproveitamento de Alimentos;
- Educação no uso Correto e no Descarte de Medicamentos e Insumos hospitalares;
- Educação no Descarte de Exames de Imagem;
- Cidade Segura e Autossuficiente (cidade construída para diversidade, inclusão e igualdade) para todas as faixas etárias;
- Controle das Arboviroses (Dengue, Chikungunha e Zika, transmitidas pelo mosquito, Aedes aegypti);
- Políticas Públicas vigentes para melhoria da qualidade de vida da pessoa humana e animal;
- Identificação de estratégias de economia para comunidades sustentáveis.
Como escolher a atividade?
Você deverá escolher a temática para a realização da atividade de extensão de acordo com a área do seu curso.
Por exemplo, se você é estudante do curso de Biomedicina ou Farmácia, poderá realizar uma ação de extensão na temática de Educação no uso Correto e no Descarte de Medicamentos e Insumos hospitalares. Mas se você é do curso de Engenharia, poderá realizar uma ação na temática Cidade Segura e Autossuficiente (cidade construída para diversidade, inclusão e igualdade) para todas as faixas etárias.
O Quadro a seguir apresenta as áreas temáticas, os objetivos de cada uma delas, os exemplos de atividades de extensão que podem ser realizadas, assim como a área do curso que é aderente a cada temática. IMPORTANTE: apresentamos exemplos de atividades que podem ser realizadas, mas orientamos que não fiquem limitados(as) aos exemplos e criem suas propostas com base em cada referência.
Atividades de Extensão | |
Temática (cada aluno deverá desenvolver apenas uma das temáticas da área do seu curso) |
Ambiente Seguro para Idosos (ODS 11)
Áreas contempladas: Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Exatas. Objetivos: criar espaços físicos e sociais que atendam às necessidades especificas da população idosa e que os permitam a ter uma participação ativa na sociedade. Essa ação implica desde infraestrutura acessível (como calçadas sem obstáculos, transportes públicos adaptados) até políticas e programas que protejam os idosos contra abusos, negligências e violência. Exemplos: · Criar ações de segurança, para proteger os idosos contra abusos físicos, emocionais e financeiros. Nesse tópico, podem ser criadas estratégias para conscientização da população idosa, a partir de panfletos informativos, de palestras, criação de páginas em redes sociais que tenham esse objetivo, entre outros. · Criar ações de inclusão social, para evitar o isolamento e grantir a oportunidade de interação e engajamento em sociedade. Podem ser realizadas atividades de leitura, de dança, de oficinas artisticas, dentre outras, que tenham como foco a inclusão social da população idosa. · Criar ações que garantam o acesso aos cuidados de saúde adequados e programas de bem estar. Uma opção dentro dessa temática, consiste em propor uma atividade, que pode ser por meio de palestra, panfleto informativo ou outro meio de comunicação, para conscientizar a população idosa sobre seus direitos no cuidado à saúde e sua importância, sobre a importância de um estilo de vida ativo e saudável para o envelhecimento, dentre outros. |
Educação Alimentar e Reaproveitamento de Alimentos (ODS 3) Áreas contempladas: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Licenciaturas e Ciências Sociais Aplicadas.
Objetivos: essa temática está intimamente ligada à promoção de hábitos alimentares saudáveis e à redução do desperdício de alimentos, contribuindo assim para melhorar a saúde da população. Exemplos: · Criar ações de conscientização da população sobre a importância da educação alimentar, por meio de informativos. · Realizar palestras para informar a população sobre a importância da alimentação saudável na prevenção de doenças crônicas. · Realizar oficinas para ensinar práticas de reaproveitamento de alimentos. |
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Educação no Uso Correto e no Descarte de Medicamentos e Insumos Hospitalares (ODS 3)
Áreas contempladas: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Biológicas e Ciências Sociais Aplicadas. Objetivos: promover práticas seguras e eficazes de uso de medicamentos, evitando por exemplo erros de administração que possam prejudicar a saúde dos pacientes. Exemplos: · Criar informativos para serem disponibilizados em farmácias, contendo informações e orientações sobre a utilização correta de medicamentos e os possíveis danos do uso incorreto. · Realizar campanhas de descarte de medicamentos e insumos hospitalares, e dar o destino adequado a este material. · Realizar palestras com profissionais de saúde para conscientizar sobre o descarte correto dos insumos hospitalares. |
Educação no Descarte de Exames de Imagens (ODS 3)
Áreas contempladas: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas. Objetivos: direcionar a gestão correta dos resíduos de exames de imagem, a fim de prevenir danos à saúde pública e ao meio ambiente. Muitos exames contém substâncias químicas tóxicas e perigosas, tais como a prata, que podem contaminar o solo e a água se não forem descartados de forma adequada. Exemplos: · Criar estratégias para a conscientização de profissionais para o descarte adequado dos exames de imagem. · Apresentar aos locais que ofertam o serviço de exames de imagens as normas e as diretrizes que regulam o manejo de resíduos médicos e coletar informações sobre o atendimento ou não dessas diretrizes, criando soluções para atendê-las. · Realizar uma ação de conscientização da população sobre a importância do descarte correto de exames de raio x que não serão mais utilizados, e informá-las sobre o local de descarte apropriado, após fazer um levantamento desses locais em sua cidade. |
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Cidade Segura e Autossuficiente (Cidade Construída para Diversidade, Inclusão e Igualdade) para Todas as Faixas Etárias (ODS 3 e ODS 11)
Áreas contempladas: Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Exatas. Objetivos: ODS 3: Promover uma cidade segura e autossuficiente a partir da criação de ambientes que favoreçam a saúde e o bem-estar de todas as pessoas. Isso envolve desde infraestruturas adequadas para prática de atividades físicas até espaços verdes que promovam o bem-estar mental e social. ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Isso inclui proporcionar acesso universal a espaços públicos seguros e acessíveis, transporte adequado, habitação segura e serviços básicos para todas as faixas etárias. Exemplos: · Realizar eventos de atividades artísticas, culturais e de saúde que atendam toda a população, ou sejam, que sejam acessíveis para qualquer pessoa. · Realizar oficinas para ensinar a população mais vulnerável a utilizar tecnologias para melhorar a saúde e o bem-estar. Promover palestras e/ou criar panfletos informativos sobre os aspectos relacionados à segurança no trânsito. |
Controle das Arboviroses (Dengue, Chikungunha e Zika,Transmitidas pelo Mosquito, Aedes Aegypti) (ODS 3)
Áreas contempladas: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas. Objetivos: Prevenir a propagação das arboviroses, que podem causar impactos significativos na saúde pública, incluindo quadros graves de febre, complicações neurológicas e mal formações congênitas. Exemplos: · Organizar uma campanha de mapeamento dos criadouros de mosquitos Aedes Aegypti em parceria com os moradores locais. Em seguida, distribuir folhetos educativos e um checklist para identificação e eliminação de possíveis criadouros nas residências. · Realizar ações de limpeza comunitária, incentivando os moradores a limpar seus quintais e eliminar recipientes que possam acumular água parada. · Promover na escola, uma semana temática de combate à dengue. Diversas atividades poderão ser realizadas na semana, como um dia de limpeza, para remoção de todos os recipientes que possam acumular água parada, aulas sobre o tema, entre outras. |
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Políticas Públicas Vigentes para Melhoria da Qualidade de Vida da Pessoa Humana e Animal (ODS 3 e 11)
Áreas contempladas: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas. Objetivos: ODS 3: Promover ações de acesso universal a cuidados de saúde de qualidade para humanos e animais, incluindo vacinação, tratamento de doenças, e programas de controle de zoonoses. ODS 11: Criar Iniciativas que buscam melhorar o ambiente urbano para pessoas e animais, como espaços verdes acessíveis, planejamento urbano que leve em consideração o bem-estar animal, e políticas de controle de poluição. Exemplos: · Realizar palestras educativas em empresas de abates de animais sobre a importância do bem-estar animal, assim como das legislações. · Promover um workshop educativo em condomínios, para informar tutores de animais de estimação sobre as políticas públicas e leis existentes sobre o direito dos animais, a fim de proporcionar um convívio harmonioso com a população. · Disponibilizar informativos de conscientização em parques urbanos, para questões relacionadas a importância de manter a limpeza do local, de não alimentar animais caso habitem o ambiente, entre outros. |
Uso da Inteligência Artificial e Tecnologia da Informação para Melhoria da Qualidade de Vida (ODS 3 e 11)
Áreas contempladas: Objetivos: ODS 3: Utilizar a tecnologia para auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças, no monitoramento da saúde e no tratamento personalizado do indivíduo.
ODS 11: Aplicar a tecnologia para melhorar a qualidade da vida urbana e para promover a inclusão social. Exemplos: · Realizar um workshop para ensinar a população vulnerável a utilizar o contador de passos do smartphone para monitorar o nível de atividade física diário. · Promover a semana da tecnologia na escola, com diversas atividades com objetivos de estimular os alunos a resolverem desafios sociais e melhorar a qualidade de vida com o auxílio da tecnologia. · Criar uma feira de ciências na escola, para estimular e compartilhar projetos de pesquisas dos alunos relacionados ao uso da IA e TI para melhorar a qualidade de vida da população. |
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Identificação de Estratégias de Economia para Comunidades Sustentáveis (ODS 11)
Áreas contempladas: : Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Licenciaturas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Exatas. Objetivos: Implementar estratégias que abordem desafios como planejamento urbano, gestão de recursos naturais, resiliência a desastres e inclusão social. Exemplos: · Realizar uma campanha informativa e de incentivo para a utilização de espaços verdes, parques e áreas públicas de lazer. · Ofertar para a comunidade oficinas educativas sobre reciclagem e compostagem. · Realizar campanhas sobre a conscientização relacionada ao desperdício de alimentos e demonstrar alternativas para o melhor aproveitamento. |