FORMULÁRIO DE PRÉ-PROJETO
NOME DO PRÉ-PROJETO: | ||||
NOME COMPLETO DO(A) ALUNO | ||||
CURSO: | RGM: | |||
QUAL ATIVIDADE PRETENDE REALIZAR?
(assinale com um X qual o tipo de atividade pretende realizar) |
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Curso de Extensão | |
Evento de Extensão | |
x | Prestação de Serviço |
QUAL ODS SERÁ ATENDIDO POR SUA PROPOSTA?
(assinale com um X) |
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1 – Erradicação da pobreza | 7 – Energia limpa e acessível | 13 – Ação contra a mudança global do clima | |||
x | 2 – Fome zero e agricultura sustentável | 8 – Trabalho decente e crescimento econômico | 14 – Vida na água | ||
3 – Saúde e bem-estar | 9 – Indústria, inovação e infraestrutura | 15 – Vida terrestre | |||
4 – Educação de qualidade | 10 – Redução das desigualdades | 16 – Paz, justiça e instituições eficazes | |||
5 – Igualdade de gênero | 11 – Cidades e comunidades sustentáveis | 17 – Parcerias e meios de implementação | |||
6 – Água limpa e saneamento | 12 – Consumo e produção responsáveis |
SOBRE A AÇÃO EXTENSIONISTA PLANEJADA POR VOCÊ |
Apresentação do Contexto |
Uma breve descrição do problema ou necessidade que o projeto pretende abordar, incluindo dados e informações relevantes que contextualizem a importância do projeto.
Exemplo: A erradicação da pobreza é um desafio persistente em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 13,5 milhões de brasileiros vivem em situação de extrema pobreza, sobrevivendo com menos de R$ 150 por mês. Esta realidade é particularmente aguda nas periferias urbanas, onde a falta de acesso a serviços básicos como educação, saúde e saneamento agrava ainda mais as condições de vida.
A comunidade da Vila Robertina, localizada na periferia da cidade de São Paulo, exemplifica esses desafios. As famílias nesta área enfrentam diariamente a insegurança alimentar, o desemprego e a precariedade das habitações. A pobreza não é apenas uma questão de renda insuficiente, mas também de falta de oportunidades e exclusão social. Muitas vezes, a falta de qualificação profissional e de recursos impede que os moradores consigam melhorar sua situação econômica e social.
Este projeto de extensão se justifica pela necessidade urgente de intervenções que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social na comunidade da Vila Robertina. A criação de hortas comunitárias, por exemplo, pode não só melhorar a segurança alimentar, mas também servir como um espaço de aprendizado e integração comunitária. Cursos de capacitação e empreendedorismo podem fornecer as habilidades necessárias para que os moradores gerem renda de forma autônoma e sustentável. Além disso, ao facilitar o acesso a serviços básicos de saúde e educação, o projeto pretende romper o ciclo de pobreza que perpetua a desigualdade e a exclusão. O empoderamento comunitário, através de ações participativas, é crucial para garantir que as mudanças sejam duradouras e significativas. Este projeto, portanto, visa não apenas aliviar os sintomas da pobreza, mas também atacar suas causas estruturais, promovendo uma transformação social efetiva na comunidade Vila Robertina.
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Local onde a atividade poderá ser realizada |
Exemplo: O projeto será realizado na comunidade Vila Robertina, localizada na periferia da cidade de São Paulo, utilizando espaços comunitários da igreja São Francisco de Assis
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Objetivos |
Definição dos objetivos gerais e específicos que o projeto pretende alcançar. EXEMPLO:
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Público ao qual você pretende direcionar a ação |
Identificação das pessoas ou grupos que serão beneficiados pelo projeto. EXEMPLO: O público-alvo são famílias em situação de extrema pobreza residentes na comunidade Vila Robertina, incluindo adultos desempregados, jovens em busca de qualificação profissional e crianças em idade escolar.
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Metodologia |
Descrição das estratégias e ações que serão utilizadas para atingir os objetivos do projeto.
EXEMPLO: Levantamento de Necessidades Realização de um diagnóstico participativo na comunidade Vila Robertina para identificar as principais necessidades e prioridades, através de entrevistas, questionários e reuniões comunitárias.
Capacitação e Empreendedorismo Oferecimento de cursos de qualificação profissional e empreendedorismo, focando em áreas como artesanato, culinária, tecnologia e serviços, com o apoio de parceiros locais e instituições educacionais. Hortas Comunitárias Implementação de hortas comunitárias em espaços públicos, com a participação dos moradores. Oferecimento de oficinas sobre técnicas de cultivo sustentável, manejo de solo e irrigação. Serviços de Saúde e Educação Parceria com unidades de saúde e escolas locais para oferecer serviços básicos, como campanhas de vacinação, exames médicos, e programas de reforço escolar e alfabetização de adultos. Empoderamento e Participação Comunitária Criação de comitês comunitários para a gestão das atividades do projeto, promovendo a participação ativa dos moradores em todas as fases do projeto e garantindo a sustentabilidade das ações. Acompanhamento e Avaliação Monitoramento contínuo das atividades e avaliação periódica dos resultados, utilizando indicadores de impacto como geração de renda, segurança alimentar, saúde e educação. Feedback da comunidade será essencial para ajustes e melhorias no projeto.
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Cronograma |
Um plano preliminar com as etapas e prazos para a execução do projeto.
EXEMPO: Agosto Semana 1-2: Diagnóstico participativo na comunidade Vila Robertina. Semana 3: Planejamento detalhado das atividades e formação dos comitês comunitários. Semana 4: Estabelecimento de parcerias e mobilização da comunidade. Setembro Semana 1-2: Início dos cursos de qualificação profissional e empreendedorismo. Semana 3: Implementação das hortas comunitárias e oficinas de cultivo sustentável. Semana 4: Primeiras campanhas de saúde e programas de reforço escolar. Outubro Semana 1-2: Continuação dos cursos e manutenção das hortas. Semana 3: Avaliação intermediária e ajustes nas atividades. Semana 4: Intensificação dos serviços de saúde e educação. Novembro Semana 1-2: Conclusão dos cursos e entrega de certificados. Semana 3: Avaliação final do impacto das atividades. Semana 4: Elaboração do relatório final e planejamento futuro.
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