CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE RECURSOS HUMANOS I
NOME DA EMPRESA ESCOLHIDA PELO GRUPO > Editar/Substituir
BRASIL
2024
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
NOME DO(A) ALUNO(A) – RGM – CURSO > Editar/Substituir
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE RECURSOS HUMANOS I
NOME DA EMPRESA ESCOLHIDA PELO GRUPO > Editar/Substituir
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos I, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor(a): XXXXX > Editar/Substituir (Para verificar o nome do(a) tutor(a), acessem o item “Fale com a Tutoria” no ambiente da disciplina).
BRASIL
2024
RESUMO
(Editar/Substituir) Elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma sequência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 200 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme normas da ABNT.
Palavras-chave: (Editar/Substituir) Coloquem de três a cinco palavras-chave, as quais são termos/palavras que representam a proposta da pesquisa/projeto.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO4
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 5
2.1 DADOS OFICIAIS5
2.2 HISTÓRICO5
2.3 MISSÃO, VISÃO E VALORES DA ORGANIZAÇÃO5
2.4 RAMO DE ATIVIDADES6
2.5 PRODUTOS E SERVIÇOS6
2.6 DADOS MACROECONÔMICOS DO SEGMENTO DE ATUAÇÃO6
2.7 MERCADO DE CONCORRÊNCIA7
3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL8
4 ÁREA DE RECURSOS HUMANOS9
4.1 ADMISSÃO E DEMISSÃO9
4.2 CAPTAÇÃO E SELEÇÃO9
4.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO9
4.4 RELAÇÕES TRABALHISTAS10
4.5 CARGOS, SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO10
4.6 SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO10
5 CONCLUSÃO11
REFERÊNCIAS12
1 INTRODUÇÃO
(Editar/Substituir) A introdução é a parte inicial do trabalho, normalmente a última parte a ser escrita, pois procura dar ao leitor a ideia geral do que encontrará no trabalho. Esta etapa deve permitir ao leitor, um entendimento sucinto da proposta do trabalho em pauta e seu contexto. Deste modo, deve conter o tema do projeto, a relevância deste tema, a justificativa por meio do referencial teórico e o(s) objetivo(s) da pesquisa.
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
(Editar/Substituir) Nesta parte, façam uma breve apresentação da empresa escolhida pelo grupo.
2.1 DADOS OFICIAIS
(Editar/Substituir) Apresentem os itens que evidenciem a existência oficial da empresa, tais como: razão social, endereço, CNPJ, Inscrição Estadual, quantidade de funcionários, ramo de atividade e relação das filiais, caso haja.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
2.2 HISTÓRICO
(Editar/Substituir) Descrevam, de forma breve, a história da empresa, explicitando fatos marcantes, avanços tecnológicos, isto é, sua evolução. Além disso, mencionem seus fundadores e data de fundação. Essa história deverá seguir uma ordem cronológica, ou seja, começando com sua abertura, passando pelos anos subsequentes e terminando nos dias de hoje. O último parágrafo será usado para descrever as metas da organização de médio e longo prazo.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
2.3 MISSÃO, VISÃO E VALORES DA ORGANIZAÇÃO
(Editar/Substituir) Apresentem qual é a missão, a visão e os valores da organização, descrevendo também as definições conceituais de missão, visão e valores, antes de expor a pesquisa na organização. Tais definições deverão ser embasadas por autores da área.
Caso a organização não tenha definida sua missão, visão e/ou valores, deverá ser mencionada a não existência de tais itens e o grupo deverá efetuar a proposição/criação deles, considerando para tanto as características particulares da instituição.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
2.4 RAMO DE ATIVIDADES
(Editar/Substituir) Informem a localização da organização no mercado consumidor (local onde a empresa está estabelecida, segmentação e nicho de mercado) e os motivos que levaram a empresa a escolher sua localização (dentro da cidade e/ou região). É preciso considerar na descrição, características específicas da região na qual a empresa está localizada.
Neste item, devem ser mencionados, também, programas de qualidade, preservação do meio ambiente (reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, preservação, entre outros) e a responsabilidade social da organização, se for o caso.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
2.5 PRODUTOS E SERVIÇOS
(Editar/Substituir) Descrevam os produtos e/ou os serviços que a empresa oferece no mercado, suas características e benefícios aos compradores. Bem como, se possível, a previsão de lançamento de novos produtos e/ou serviços.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
2.6 DADOS MACROECONÔMICOS DO SEGMENTO DE ATUAÇÃO
(Editar/Substituir) Abordem sobre os aspectos relativos ao segmento de atuação da organização. As informações referentes ao objeto da pesquisa podem ser buscadas na própria empresa ou em órgãos competentes como IPEA, DIEESE, entre outros.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
2.7 MERCADO DE CONCORRÊNCIA
(Editar/Substituir) Discorram sobre os dados relativos às informações macroeconômicas do segmento de atuação da empresa, como por exemplo: qual a participação da empresa no mercado interno e externo; este seguimento encontra-se em crescimento, crise ou estável. Órgãos como os Sindicatos da categoria da empresa escolhida, IPEA, IBGE, DIEESE, entre outros, poderão auxiliar no desenvolvimento deste tópico.
Além disso, façam um apanhado das principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
(Editar/Substituir) Apresentem o organograma da instituição e a descrição de cada uma das principais áreas funcionais da empresa, que agrupam recursos e tarefas especializadas. Caso a instituição não tenha um organograma constituído, é preciso mencionar a não existência do item, podendo ser apresentada uma proposição/proposta de criação dele, considerando para tanto, as características particulares da instituição.
Deste modo, apresentem a figura/quadro deste organograma em formato de imagem, como no exemplo abaixo:
Quadro 1 – Organograma da empresa
Fonte: (Indicar o local de onde o organograma foi retirado ou informar que o organograma é elaboração própria/Equipe) 2024.
Ainda que não haja a divisão formal de áreas na instituição, pode-se descrever como a empresa organiza a realização de atividades inerentes ao negócio. Por exemplo, por mais que a organização não possua um setor de marketing formalizado, procurem descrever quais ações de gestão mercadológicas a instituição realiza.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
4 ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
(Editar/Substituir) Neste último item do desenvolvimento do trabalho, descrevam como a empresa desenvolve as atividades relacionadas a cada um dos subsistemas de Recursos Humanos, sendo eles: Admissão e Demissão; Captação e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Relações Trabalhistas; Cargos, Salários e Remuneração; e Segurança e Medicina do Trabalho.
Também neste item, caso a organização não tenha o setor de recursos humanos constituído, façam a descrição de como as ações relacionadas à área são realizadas.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
4.1 ADMISSÃO E DEMISSÃO
(Editar/Substituir) Informem como este subsistema de Recursos Humanos, funciona na empresa ou deveria funcionar.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
4.2 CAPTAÇÃO E SELEÇÃO
(Editar/Substituir) Informem como este subsistema de Recursos Humanos, funciona na empresa ou deveria funcionar.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
4.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
(Editar/Substituir) Informem como este subsistema de Recursos Humanos, funciona na empresa ou deveria funcionar.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
4.4 RELAÇÕES TRABALHISTAS
(Editar/Substituir) Informem como este subsistema de Recursos Humanos, funciona na empresa ou deveria funcionar.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
4.5 CARGOS, SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO
(Editar/Substituir) Informem como este subsistema de Recursos Humanos, funciona na empresa ou deveria funcionar.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
4.6 SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
(Editar/Substituir) Informem como este subsistema de Recursos Humanos, funciona na empresa ou deveria funcionar.
Lembrem-se de utilizar citações e elementos/conceitos teóricos para fundamentar e enriquecer o texto, unindo a teoria com a prática.
3 CONCLUSÃO
(Editar/Substituir) Descrevam a análise final, contribuições, observações e os pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram a pesquisa ao êxito. Retomem a proposta inicial (apresentada na introdução) e reafirmem de maneira concisa, a ideia principal e os pontos importantes do corpo do trabalho.
REFERÊNCIAS
Citar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT.
No ambiente da disciplina, na seção “Conteúdo”, clique na pasta “Materiais Importantes para a Execução do Projeto” para ter acesso a um link/site sobre a formatação das referências segundo a ABNT.