Temática – Promovendo Melhorias na Escola. A Universidade Vai à Escola e na Comunidade
Introdução
Essa atividade permitirá que os alunos desses cursos tecnológicos compartilhem suas habilidades e competências e promovam a melhoria na escola e na comunidade local participando assim de uma ação que visa uma educação de qualidade. Além disso, eles terão a oportunidade de desenvolver softskills como habilidades de ensino, empatia, trabalho em equipe e liderança, enquanto contribuem para o desenvolvimento educacional da comunidade em que estão atuando.
Objetivo
- Capacitar os alunos de Cursos Tecnológicos a se envolverem com a escola e/ou com a comunidade local, contribuindo para a melhoria da educação, promovendo memória, a consciência cultural e o aprendizado colaborativo.
Público-alvo
Estudantes de todas as idades e níveis de ensino da escola e/ou comunidade local.
Descrição da Atividade
Veja, a seguir, a descrição do projeto a ser desenvolvido. Todas essas ações devem ser consideradas, pois elas serão a evidência de toda a sua trajetória.
Identificação das Necessidades da Escola e da Comunidade Local
Realizar entrevistas e pesquisas para identificar as principais necessidades da Escola e/ou comunidade local. Isso pode incluir questões de registro histórico, falta de recursos educacionais, auxílio em ações de aprendizagem como dificuldades de leitura, defasagens na área de matemática, ou, ainda, a necessidade de aulas de reforço nas diversas disciplinas do currículo da educação básica. O aluno ainda poderá identificar dificuldades que estejam dentro da sua área de formação, como registro, oficinas, ações culturais, workshops, criação de utilidades, comunicação; aulas, debates, tecnologia etc.
Desenvolvimento de Planos de Atividades e de Material de Orientação
Com base nas necessidades identificadas, os alunos podem desenvolver um material de orientação apropriado para cada ação a ser realizada e segmento atendido. Eles devem projetar ações que atendam às necessidades específicas identificadas da comunidade durante a pesquisa inicial.
Açõєs Práticas, Aulas ou Atividades Educativas
Os alunos devem oferecer ações práticas, aulas e/ou atividades educativas para a escola e/ou comunidade. Isso pode incluir, se forem identificadas anteriormente e planejadas previamente aulas de leitura, de matemática, de ciências, aulas de artes, o desenvolvimento de jogos educativos e de atividades culturais.
- Programas de leitura: como uma das possibilidades, os alunos podem estabelecer programas que incentivem o hábito de leitura nas crianças e nos jovens da comunidade em que forem atuar. Eles podem criar bibliotecas comunitárias ou clubes de leitura, entre outras atividades;
- Assistência com o dever de casa ou reforço escolar: oferecer ajuda com o dever de casa para estudantes que enfrentam dificuldades. Isso pode ser feito de forma individual ou em grupos em espaços formais e não-formais de educação;
- Atividades Culturais e Artísticas: realizar atividades culturais, como apresentações teatrais, festivais culturais ou exposições de arte, para promover a consciência cultural e o envolvimento da comunidade com a cultura local e/ou nacional.
Avaliação e Feedback
Os alunos devem coletar o feedback da comunidade sobre a eficácia das atividades e o material educacional fornecido, para compor as informações do “Relatório das Atividades de Extensão”. Isso ajuda a aprimorar futuras iniciativas de extensão. O registro de evidências é obrigatório.
Relatório final
O aluno deverá preparar um relatório final que detalhará o processo de desenvolvimento e de aplicabilidade da atividade, os resultados e as lições aprendidas, de acordo com o template “Relatório das Atividades de Extensão”.
Continuidade da Atividade
A ampliação da temática dessa atividade de extensão ocorrerá a cada semestre do curso e poderá contar com parcerias junto a organizações locais, criar grupos de voluntariado ou estender suas atividades para demais membros desta ou de outras comunidades.