ATIVIDADE 1 – CCONT – CONTABILIDADE E ANÁLISE GERENCIAL – 52_2024
Contabilidade Gerencial
A Contabilidade Gerencial é o processo de fornecer informações financeiras e não financeiras sobre a organização aos interessados neste conteúdo. Esse conhecimento é utilizado para tomar decisões, alocar, monitorar e avaliar recursos e propor recompensas por desempenho. Auxilia, ainda, a administração na elaboração e execução das estratégias organizacionais, gerando vantagem competitiva sustentável.
ATKINSON, A. A. et al. Contabilidade gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
No primeiro estágio, a contabilidade gerencial tinha foco na determinação do custo do produto, tendo como principais ferramentas utilizadas, o custeio por Absorção e o custeio Variável. Imagine que você acaba de ser contratado(a) como contador (a) gerencial de uma organização, cuja principal tarefa, será de explicar, em até 10 linhas, a diferença entre os dois métodos de custeio citado.
ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta abaixo.
ATIVIDADE 1 – CCONT – CONTABILIDADE E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA – 52_2024
Olá, estudante de Ciências Contábeis!
Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?!
A Assembleia Geral das Nações Unidas, ao elaborar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, inseriu, em seu art. 24, que todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas (ONU, 1948). Assim, é ratificada mundialmente a necessidade da concessão de férias aos trabalhadores e a necessidade que esses trabalhadores têm de fazer uma pausa na sua rotina, para relaxar e aumentar o seu convívio social, familiar e as práticas de lazer. Dessa forma, as férias são o direito do empregado de interromper as suas atividades laborativas, com a autorização do empregador, que continua a pagar sua remuneração por um período predeterminado, após decorrido o prazo necessário, com o intuito de lhe proporcionar a recuperação física e psíquica, além de maior convívio familiar e social (JORGE NETO; CAVALCANTE, 2017). A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) corrobora esse conceito, ao estabelecer, em seu art. 129 (BRASIL, 2017), que todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias e sem prejuízo da remuneração.
WITT, Cleonice. Contabilidade da folha de pagamento. 2022. SAGAH.
Para uma gestão eficiente de recursos humanos e para garantir o cumprimento das obrigações legais trabalhistas, é essencial compreender em detalhes o funcionamento das férias, incluindo o período aquisitivo e concessivo, bem como a redução por faltas injustificadas. Aprofunde seu conhecimento assistindo ao vídeo: “Férias, período aquisitivo e concessivo e redução por faltas injustificadas”, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=D4TYqT075ME (copie e cole no seu navegador para acessar).
A empresa “Beta Ltda” possui 10 empregados, dentre eles 3 vendedores que recebem salário fixo mais comissão, e 2 analistas administrativos que recebem salário fixo mas todos os meses realizam horas extras, porque a demanda de serviços é grande. A jornada de trabalho normal de todos os funcionários é de 220 horas mensais. Os vendedores e seus respectivos salários são: Maria Clara, R$ 1.800,00; José Carlos, R$ 2.000,00; e Felipe, R$ 2.500,00. Giselia e Helen são analistas administrativas e têm o mesmo salário de R$ 3.200,00. O período aquisitivo de férias desses 5 empregados já venceu, e o setor de recursos humanos já enviou o aviso de férias, no qual consta a data de concessão: 01/04/X3 a 30/04/X3.
Seguem os dados desses empregados:
Nome | Data de Admissão |
Maria Clara | 01/10/X1 |
José Carlos | 08/02/X2 |
Felipe | 20/04/X1 |
Giselia | 01/03/X2 |
Helen | 02/11/X1 |
Durante os 12 meses anteriores às férias, o valor das comissões recebidas pelos vendedores, juntamente com o DSR, foi o seguinte:
Maria Clara | José Carlos | Felipe | |||
Março/X2 | R$1.700,00 | Março/X2 | R$1.300,00 | Março/X2 | R$3.500,00 |
Abril/X2 | R$2.500,00 | Abril/X2 | R$1.800,00 | Abril/X2 | R$3.700,00 |
Maio/X2 | R$1.500,00 | Maio/X2 | R$2.300,00 | Maio/X2 | R$3.000,00 |
Junho/X2 | R$2.700,00 | Junho/X2 | R$1.800,00 | Junho/X2 | R$2.500,00 |
Julho/X2 | R$3.200,00 | Julho/X2 | R$3.000,00 | Julho/X2 | R$2.000,00 |
Agosto/X2 | R$2.300,00 | Agosto/X2 | R$2.500,00 | Agosto/X2 | R$2.400,00 |
Setembro/X2 | R$2.700,00 | Setembro/X2 | R$2.000,00 | Setembro/X2 | R$2.300,00 |
Outubro/X2 | R$3.000,00 | Outubro/X2 | R$2.400,00 | Outubro/X2 | R$2.100,00 |
Novembro/X2 | R$2.500,00 | Novembro/X2 | R$2.300,00 | Novembro/X2 | R$2.000,00 |
Dezembro/X2 | R$1.300,00 | Dezembro/X2 | R$2.200,00 | Dezembro/X2 | R$1.700,00 |
Janeiro/X3 | R$1.800,00 | Janeiro/X3 | R$3.000,00 | Janeiro/X3 | R$2.500,00 |
Fevereiro/X3 | R$2.300,00 | Fevereiro/X3 | R$1.900,00 | Fevereiro/X3 | R$1.500,00 |
A quantidade de horas extras, com acréscimo de 50%, realizadas pelas analistas administrativas durante o período aquisitivo de cada uma, foi:
Giselia | Helen | ||
Janeiro/X3 | 12H | Dezembro/X2 | 2H |
Fevereiro/X3 | 15H | Janeiro/X3 | 0H |
Março/X2 | 22H | Fevereiro/X3 | 14H |
Abril/X2 | 3H | Março/X2 | 3H |
Maio/X2 | 8H | Abril/X2 | 13H |
Junho/X2 | 14H | Maio/X2 | 7H |
Julho/X2 | 10H | Junho/X2 | 10H |
Agosto/X2 | 7H | Julho/X2 | 4H |
Setembro/X2 | 16H | Agosto/X2 | 15H |
Outubro/X2 | 11H | Setembro/X2 | 12H |
Novembro/X2 | 10H | Outubro/X2 | 11H |
Dezembro/X2 | 6H | Novembro/X2 | 9H |
Obs.: Sabe-se que, no mês em questão, houve 24 dias úteis (de segunda a sábado) e 6 dias não úteis (domingos e feriados).
Utilizando as informações fornecidas sobre os salários fixos, comissões, horas extras e período de férias dos colaboradores da empresa “Beta Ltda”, calcule as verbas que compõem o valor total bruto das férias para cada um dos cinco colaboradores: Maria Clara, José Carlos, Felipe, Giselia e Helen. (Não é necessário calcular os impostos e tributos sobre os valores das férias dos colaboradores).
IMPORTANTE:
*A sua resposta deve apresentar todos os pontos solicitados no comando.
*Acesse o vídeo explicativo no campo AULAS AO VIVO / VÍDEOS EXPLICATIVOS na página inicial do ambiente da disciplina.
ATENÇÃO: Para responder a Atividade de Estudo 1, como sugestão orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD (para rascunho) em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta abaixo.
Sua resposta poderá ser enviada apenas uma única vez, depois que finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação. (Não é permitido anexar formulário).
ATIVIDADE 1 – CCONT – CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA – 52_2024
Olá, estudante de Ciências Contábeis!
Esta atividade corresponde à Atividade de Estudos 1. Vamos lá?!
Mercadorias são os objetos que as empresas comerciais compram para revender. As operações que envolvem a compra e a venda de mercadorias, constituem a atividade principal das empresas comerciais. Existem dois sistemas que podem ser adotados para o registro das operações que envolvem mercadorias: inventário periódico e inventário permanente. No inventário permanente, tendo em vista que a empresa poderá adquirir um mesmo tipo de mercadoria em datas diferentes, pagando por ela preços variados, para determinarmos o custo das mercadorias estocadas há necessidade de adotarmos algum critério. Os critérios mais conhecidos são: PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Intermediária. São Paulo: Saraiva, 2018. [adaptado]
Considerando o exposto acima, pede-se:
- Explique detalhadamente como funciona o sistema de inventário permanente e quais são os benefícios e desafios associados ao uso desse inventário em comparação ao inventário periódico.
- Explique qual é a importância da escolha do critério de avaliação de estoques (PEPS, UEPS, ou Custo Médio Ponderado) para a gestão contábil e financeira de uma empresa.
IMPORTANTE:
*Acesse o vídeo explicativo da atividade, para ajudá-lo no desenvolvimento. O acesso se dá pelo item “AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS”;
*A atividade deve ser respondida diretamente no campo abaixo;
*Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar corretamente;
*Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
*Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória.
*Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados.
Bons estudos!
ATIVIDADE 1 – CCONT – CONTROLADORIA – 52_2024
Olá, acadêmico (a) do Curso de Ciências Contábeis!
Essa é a Atividade de Estudos 01 da disciplina de Controladoria.
Para desenvolver a visão geral da empresa e a organização do planejamento estratégico – componentes do Subsistema Institucional da empresa –, devemos desenvolver a missão, valores e visão da empresa. Dessa forma, a empresa consegue comunicar com clareza suas metas e objetivos, de forma a deixar claro seu planejamento estratégico tanto para seus funcionários e gestores, como para os seus stakeholders.
PADOVEZE, Clóvis L. Controladoria Estratégica e Operacional – 3ª edição revista e atualizada. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2012. E-book. ISBN 9788522112715. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522112715/. Acesso em: 25 mar. 2024.
ATIVIDADE PROPOSTA
Considerando a temática Planejamento Estratégico, crie uma empresa e desenvolva a sua missão, valores e visão.
Orientações: realize pesquisas e, utilize como suporte o livro da disciplina (Unidade II, páginas 48 – 51).
ATIVIDADE 1 – CCONT – EMPREENDEDORISMO – 52_2024
“Promover a educação para desenvolver as competências empreendedoras e a mentalidade dos cidadãos tornou-se uma missão importante na agenda política educacional (LAALO; HEINONEN, 2016). Segundo as autoras:
‘Desde 2006 que o sentido de iniciativa e empreendedorismo é reconhecido como uma das oito competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida definidas pela União Europeia. As competências-chave são consideradas necessárias para a realização e desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania ativa e emprego e, portanto, necessárias para todos os membros de uma sociedade baseada no conhecimento’ (LAALO; HEINONEN, 2016, p. 697)”.
Fonte: FONSECA, F.; NASSIF, M. E. Informação e Empreendedorismo: estudos de caso com acadêmicos brasileiros e canadenses. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 4, p. 167-195, 2022. p. 172.
Vale ressaltar que, nos últimos anos, é comum empreendedores franquearem seus negócios para a obtenção de lucro. Para chegar a esse patamar, é importante o negócio operar com sucesso no mercado para se pensar na possibilidade de torná-lo uma franquia. A partir das informações apresentadas no texto e considerando a temática “franquias”, descreva, em até 10 linhas, o perfil de um franqueado, apresentando suas principais características.